Tipos de Organograma

Seu Organograma representa fielmente sua organização?

Um dos componentes da maioria dos Manuais da Qualidade, o Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Pode ter várias formas, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor (!). Vamos ver esses tipos daqui a pouco.

Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais. Portanto conforme os registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem notícia.

Fazendo um organograma tradicional:
O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas. Faça uma lista.

1 – Presidente
2 – Diretores (Financeiro, Administr., Operacional, Comercial, etc.)
3 – Gerentes (Financeiro, Administr., Produção, Vendas, etc.)
4 – Seções da Produção, Contabilidade, Depto. Financeiro, Depto. Jurídico, etc.

Quanto maiores a responsabilidade e autonomia, mais alta será a posição ocupada pelo cargo/setor. Definidos os cargos e posições, transfira-os para retângulos distribuídos verticalmente e ligados por linhas que representarão a comunicação e hierarquia dos itens. Como assim? No exemplo citado, o Presidente (1) ocupa o primeiro nível do organograma. No segundo nível serão colocados os Diretores (2). Partindo do retângulo do Presidente, sairá uma linha que será dividida para se ligar a todos os Diretores. E de cada Diretor, sairá uma linha que se ligará aos Gerentes (3) que respondam hierarquicamente a ele. Daí em frente o raciocínio é o mesmo.

Funções de Staff, que respondem a um superior mas não têm autoridade total sobre os níveis abaixo, são colocadas em níveis intermediários e ligados à linha principal do superior correspondente. Por exemplo, o RD responde à Direção, mas sua autoridade limita-se aos assuntos da Qualidade, portanto somente nesses assuntos ele tem ascendência sobre os gerentes, não em outros temas. Veja como fica:

organograma-01

Agora, apesar de ser o mais conhecido e usado pela maioria das organizações, o organograma tradicional não é necessariamente o melhor… Existem diversos outros tipos (veja na Wikipédia).

O meu modelo preferido é o circular, elaborado com círculos concêntricos que representam as diversas áreas a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa. – Eu o vejo como um modelo que transmite uma idéia maior de colaboração e participação entre as áreas. Quando desenvolvo um assim, sempre destaco a posição do cliente de forma a mostrar os setores que têm contato mais direto com ele em cada nível, mas abrindo a possibilidade de contato direto com a direção.

organograma-02

Além desses, eu prometi mostrar outros tipos menos conhecidos. Os links abaixo levam às imagens de modelos pouco convencionais ou complexos. Dê uma olhada em cada um para ver a variedade de soluções existentes:

Organograma radial distribuído conforme planejamento

Organograma distribuído por atividades

Organograma em trilhas (todos os caminhos levam à Roma…)

Organograma circular

Organograma radial ou solar

E finalmente, o campeão na categoria originalidade – Organograma flor!

Volto a fazer agora a pergunta que abriu este artigo: Seu Organograma representa fielmente sua organização?

Leia mais sobre organogramas neste outro artigo! CLIQUE AQUI

Clique aqui para baixar um exemplo de organograma.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook.

newsletter-qualiblog



44 thoughts on “Tipos de Organograma

  1. Pingback: jlcarneiro.com

  2. Gostaria na verdade de esclarecer uma dúvida sobre a diferença de uma ligação hierarquica e funcional no organograma.
    ———————————————–
    Marcelo,
    As convenções de um Organograma ditam o seguinte:
    As Linhas representam as vias de comunicação formal. Sendo que linhas de ligação hierárquica devem ser cheias, linhas de ligação funcional ou de assessoria devem ser tracejadas e linhas de ligação de fiscalização e consultoria devem ser pontilhadas.

    A ligação hierárquica determina autoridade de um elemento sobre outro, a ligação funcional determina uma relação colaborativa, não necessariamente com autoridade, embora também possa haver essa relação.

  3. ###########################

    Comentário editado pelo autor do blog. – Não admito falta de educação, Marcelo…
    Seu IP está registrado e divulgarei caso não tenha o mínimo de decência.

    Pode fazer melhor? – Terei prazer em mostrar o que me enviar se valer a pena…

    • Olá Sérgio!

      É simples:
      Um texto explicativo/descritivo trás a informação dessa forma, explicativa. Dentro do contexto que estamos falando ele traria uma descrição objetiva de cada cargo, sua posição hierárquica e atribuições.

      Um organograma é um gráfico que apresenta a posição hierárquica de cada cargo ou função dentro da empresa, iniciando sempre pela Direção (no topo) e apresentando em cada nível os cargos correspondentes, os ocupantes (ou não), e as ligações entre eles (se houver) e entre um nível e outro.

    • João Paulo,

      Este é um Organograma Tradicional, conhecido também como Organograma Departamental (pois tem nos quadros os nomes ou siglas dos Departamentos), mostrando uma relação hierárquica direta. Veja a descrição detalhada no início deste artigo.

      Os critérios em sua formação são puramente hierárquicos, tendo em cada região horizontal um nível de poder, de cima para baixo. Note o detalhe dos departamentos com função de Staff, ligados somente à linha principal que sai da Superintendência. Estes não atuam sobre os níveis inferiores, mas auxiliam na tomada de decisão do nível acima deles.

  4. Qual o tipo de departamentalização da companias vale do rio doce, banco central do brasil e o grupo votorantimw

    ——————————————————
    João, não tenha acesso a essas informações. Você precisaria procurar as próprias empresas para tentar obter isso…

  5. Carissimos, gostaria de saber, qual o Organograma adequado para uma empresa no ramo de Construção Civil com área comercial e engenharia…Obrigrado

    • Antonio,
      Não há tipo adequado para cada empresa. A escolha é determinada pela própria empresa, de acordo com sua filosofia de trabalho e sua cultura interna. São poucas as empresas que inovam e utilizam um modelo fora do convencional, pois a maioria “pensa” da forma tradicional, hierárquica e linear.

  6. boa tarde, me ajude por favor tenho que fazer um trabalho sobre ornogramas e nao estou achando estou com do de cabeça!!! preciso do ornograma estrutural, afnor, bandeira, lambda, e radial…

    • Rosemeire,

      Os tipos de organograma mais comuns estão apresentados neste artigo, e todos, inclusive os que pede em seu comentário, possuem a mesma finalidade: apresentar a estrutura hierárquica de uma organização.

      De todos, o mais complexo é o AFNOR, inclusive é o menos utilizado. O radial ou solar é uma variação do Lambda, porém puramente estética, trocando retângulos por discos de diversos tamanhos para indicar a relação hierárquica.

      O Bandeira é uma variação do tradicional, assim como o estrutural.

      Um grande abraço!

      Ronaldo Costa

      Visite: http://qualiblog.wordpress.com/ Conteúdo de qualidade sobre Qualidade, você encontra mesmo é no QUALIBLOG!

      VOTE NO QUALIBLOG PARA O TOPBLOG 2010! http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=2414173

      Conheça os produtos da Qualiblog E-Bookstore: http://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

  7. Pingback: Mais sobre Organogramas « Qualiblog

  8. Olá Ronaldo,

    Parabéns pelo Blog. O que você acha do organograma em rede? Você tem conhecimento de experiências desse tipo no serviço público?

    Agraço antecipadamente,

    Rodopiano Neto.

  9. Rodopiano,

    O Organograma Solar e o Lambda são também chamados de Organograma em Rede, embora essa denominação não seja muito usada. Como são modelos pouco utilizados, nunca vi um de organizações públicas, exceto o do Banco Central do Brasil, mostrado neste artigo.

  10. Pingback: Top Posts de 2010 no Qualiblog « Qualiblog

  11. Olá!

    Por gentileza gostaria de informações sobre o Organograma Alfa, ele é conhecido por outro nome pq não consegui nenhuma informação.

    Agradeço a atenção.

  12. Ronaldo,

    Gostaria obter modelos de Procedimentos e instrução de Trabalho. porque tenho muita duvida entre esses dois documentos…

    Agradeço desde já sua ajuda

    Claudio Ramos

  13. Olá Ronaldo,

    Gostaria de saber onde se enquadra na norma o organograma?

    Atualmente o organograma da minha empresa fica num fomulário avulso, passamos por uma auditoria e o auditor comentou que o organograma deve estar lincado num procedimento e em lista mestra.

    Qual seria o procedimentos RH? ou no manual da Qualidade?

    Você pode me ajudar?

    Obrigada

    • Olá Jaqueline!

      Bom, o Organograma não é citado pela norma diretamente, portanto não há obrigatoriedade de estar ligado a um procedimento.

      Porém, é considerada uma boa prática tratá-lo como documento controlado, caso seja individual, ou incluí-lo no Manual da Qualidade. Eu recomendo sempre que façam assim: num tópico do MQ, apresente o Organograma. Ou inclua-o como um anexo do MQ. Se quiser (não é obrigatório, volto a frisar) pode vinculá-lo ao atendimento do requisito 5.5.1, pois é uma das formas de evidenciar o atendimento deste requisito.

      Um grande abraço!

      Ronaldo Costa

      Conteúdo de qualidade sobre Qualidade, você encontra mesmo é no QUALIBLOG! Siga-me no TT @Qualiblog !

      *Vote no Qualiblog para o TOP BLOG 2011!* http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=2414173

      *Conheça também a E-Bookstore do Qualiblog!: * https://www.gg3.com.br/qualiblogebooks

  14. Olá preciso de uma ajuda pois não estou conseguindo entender o organograma que me foi dado, vc teria um meio mas pratico de entender e ao mesmo tempo fazer a separação dos setores, desde de já lhe agradeço…

    OBRIGADA

  15. O organograma da empresa deve constar apenas no Manual da Qualidade ou deve ser divulgado
    para os demais colaboradores da empresa no quadro de aviso?

    Desde de já agradeço e parabens pelo Blog,tem me ajudado bastante.

  16. Boa noite Ronaldo, tudo bem? primeiramente parabéns pelo site, muito importante e prestativo. Amigo você tem conhecimento sobre a ISO 22000? Se tiver tem alguns modelos de documentos?

  17. Olá Ronaldo, tudo bem?

    Você poderia me ajudar em enviar um modelo de organograma de uma empresa que fale sobre comando de linha e assessoria?

    No aguardo!

    grata!

    Elô

  18. Pingback: Mais sobre Organogramas | QUALIBLOG

  19. Pingback: Organograma da Receita Federal do Brasil em jlcarneiro.com

Deixe uma resposta