A Carta da Terra – Gestão Ambiental

Escrito por Silvana Chaves.

Estes últimos dias foram muito interessantes e profundos para meu processo de reflexão sobre questões ambientais. Me deparei com um documento que sempre ouvi falar, mas confesso, nunca li com a devida atenção: A Carta da terra.

A concepção e construção deste documento teve início em 1987 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (conhecida como “Comissão Brundtland”) e depois de um processo mundial, democrático, com envolvimento de muitas ONG’s e cidadãos ao redor do mundo chegamos em 2008  com tradução desta riqueza para mais de 40 línguas (último dado reportado no site http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/history.html).

Pensei com meus botões….venho sempre falando de atitude e até então, qual tem sido a minha ATITUDE em colaborar com a divulgação de materiais técnicos riquíssimos como este, de modo a promover o que vemos no título do site que promove sua divulgação: Carta da Terra em Ação.

Sendo assim, decidi tomar a ação de ir refletindo e promovendo um diálogo para quem estiver disposta a interagir, aprender, compartilhar ideias, interpretar e principalmente, tomando decisões concretas de mudanças que devemos fazer para de fato contribuirmos para o propósito de tantos encontros discutindo o futuro do planeta. Vamos nós, nos comprometer mais e tomar à frente de ações que possam mudar as minhas e as suas atitudes com relação às questões que evidenciamos hoje de agonia do planeta. O que quero deixar para meus pequenos grande homens (Allan e Matheus) é um planeta igual ou melhor ao que encontrei ao chegar aqui. Quero deixar pelo menos meus pensamentos, ideias e ideais registrados para me sentir útil e contribuindo de alguma forma.

Vamos caminhar juntos, passo a passo, para navegar e estudar os conteúdos deste site que estão tão bem redigidos e cuidados.

Minha tentativa aqui é ser mais um colaborador, igual a tantos outros mencionados no texto abaixo extraído do site

Sobre a Iniciativa da Carta da Terra

A Iniciativa da Carta da Terra

A “Iniciativa da Carta da Terra” é o nome dado a uma rede global de extraordinária diversidade de pessoas, organizações e instituições que participam da promoção e implantação dos valores e princípios da Carta da Terra.

A iniciativa representa um amplo esforço voluntário da sociedade civil. Entre os participantes incluem-se destacadas instituições internacionais, governos nacionais e suas agências, associações universitárias, organizações não-governamentais e grupos comunitários, governos locais, grupos ecumênicos, escolas e negócios – assim como milhares de indivíduos.

Muitas organizações têm aderido formalmente  à Carta da Terra e estão usando-a para promover sua visão. Outras também estão usando e promovendo a Carta, mesmo sem uma adesão formal.

Até mais! Contribua e participe desta iniciativa! A Carta da Terra em AÇÃO

 

Visite também o Blog da Silvana Chaves.

http://www.mcsccompartilhar.com.br/blog/

Deixe uma resposta